Aplicativos de cores essenciais para Designers

1. Inspirações

O Ambiente é uma das principais ferramentas que utilizo, para muitos encontrar cores que irão proporcionar uma boa experiência para o usuário pode se parecer difícil, mas as melhores cores que você pode utilizar no seus projetos podem está mais próximas do que você imagina. Sem sombra de duvidas você precisa conhecer o projeto antes de definir suas cores, mas como esse artigo é sobre ferramentas e aplicativos, não vamos prolonga-lo, e para inspirações eu utilizo:

Adobe capture CC

O Adobe capture CC é um aplicativo mobile suportado por dispositivos iOS, Android e web, nele você tem disponível ferramentas como:

  • Formas: Com essa ferramenta você pode criar gráficos para compartilhar com outro aplicativo adobe à partir de uma imagem ou até mesmo da câmera do seu dispositivo
  • Padrões: Em padrões você tem disponível a funcionalidade de criar padrões de imagens do seu dispositivo ou da sua câmera para compartilhar com o photoshop.
  • Cores: Na opção de core você pode facilmente criar paletas de cores a partir da sua câmera, imagens ou controle de cores.
  • Pincéis: Nesta opção o Capture ajuda a você criar pincéis facilmente para utilizar no photoshop.
  • Visuais: Aqui você compartilha e armazena facilmente visuais/imagens para se utilizar com aplicativos adobe, como por exemplo o Premiere.

Colorion

O Colorion é uma aplicação web que te permite buscar paletas de cores a partir de uma cor em especifico que ele disponibiliza na sua interface. Além de ter varias outras paletas seguindo Material Design e Flat UI Design.

Color Hunt

Uma das aplicações que mais utilizo quando já tenho uma escala de cores pré definidas, o color hunt é uma super biblioteca de cores.

Colorzilla

Uma mão na roda na hora de coletar uma determinada cor de uma aplicação e também criar um valor de estilo gradiente para o CSS, o Colorzilla é uma aplicação web e plugin para navegadores.

Behance

Provavelmente grande parte das pessoas que estão lendo essa postagem já ouviu, utilizou ou utiliza o Behance. O Behance é um dos maiores canais de divulgação de trabalho para diversos Designers, fotógrafos, e etc, então é claro que ele está aqui nesta lista para inspirações.

Dribbble

Não muito diferente do Behance, o Dribbble também é um canal de compartilhamento de conteúdo referente a Design e Arte, a diferença clara entre o Behance e o Dribbble é o fato que no Dribbble o usuário só pode publicar imagens após receber um convite. A publicação de imagens não é livre como no Behance, porém ele é um ótimo lugar para se procurar por inspirações.

2. Esquema de cores

Muitas das aplicações que eu já falei aqui também podem ser utilizadas para criação de esquemas de cores ou obter esquemas prontos, então nessa parte do artigo vou expor algumas aplicações para testar e armazenar paletas.

Material Design color tool

O Material Design color tool, é uma ferramenta que a google disponibilizou para você testar suas aplicações em ambientes reais, bem como medir o nível de acessibilidade de qualquer combinação de cores.

Color supply

Aplicação que facilita a criação e organização de cores combinantes o color supply reune estilizações de cores harmónicas para ícones, fontes, degradê e complementos.

Coolors

Aplicação web, mobile e também plugin para photoshop, o color é uma boa para quem precisa criar paletas de cores precisas, ele disponibiliza diferentes tipos de configurações para criação de paletas de cores, além de também proporcionar uma apresentação.

--

--

Product & Design

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store