Design e Projetos aberto da certo!

Designer e apaixonado pela cultura de código aberto sempre senti falta de uma temática colaborativa na comunidade de Design no Brasil, nos últimos anos muitos profissionais vem mudando essa ideia por meio de conteúdo aberto, mas algo ainda me diz que estamos longe de ter uma cultura de projeto aberto.

Porque não vemos falar de Designers contribuindo com projetos de código aberto com programadores?

Resolvi criar essa postagem depois de vê várias comunidades se empenharem em disseminar e ajudar pessoas que apoiam projetos abertos no universo da tecnologia, e como exemplo eu comecei uma conversa no Twitter e em grupos do Facebook.

Após ler comentários favoráveis e desfavoráveis referente a cultura de projetos abertos no universo de Design eu levantei alguns pontos que influenciam diretamente com a pouca disseminação da cultura de projetos abertos entre Designers.

Ferramentas

Infelizmente algumas das ferramentas mais conhecidas por Designers não são livres, mas por outro lado com a crescente adesão pela cultura open source esse ponto acaba que não sendo mais um problema. Abaixo deixo o link do repositório no github da comunidade Design Brasil com uma lista de algumas dessas ferramentas.

Design Brasil — Ferramentas abertas:

https://github.com/designbrasil/Ferramentas

Projetos Aberto

As vezes até existe pessoas disponível para ajudar em projetos abertos, mas falta o projeto, falta desenvolvedores para contribuir e falta um lugar para centralizar esses projetos. Pensando nisso também foi criado um repositório no github da comunidade Design Brasil direcionado para pessoas que tem um projeto open source ou estão pensando em um projeto mas não tem um Designer para ajudar.

Design Brasil — Cadastrar projetos abertos precisando de Designers:
https://github.com/designbrasil/Projetos-Aberto

Product & Design

Product & Design